Páginas

1 de abr. de 2013

1º de abril


Dia da mentira e do deus nórdico, Loki, que agora é famosão por causa do filme Thor e dOs Vingadores.

Reza a lenda, (e a agendinha antiga que eu tinha, da Alemdalenda), que hoje você pode escolher um desejo seu e mentir para três pessoas, dizendo que já realizou esse desejo. Se as três pessoas acreditarem, Loki realizaria seu pedido como recompensa. Vish.

Andei dando uma lida por aí, e Loki parece ser meio gigante, meio deus, ser relacionado com o elemento fogo, ter a capacidade de mudar de forma, além de, claro, ser o troll mais famoso entre os deuses. 

Diferentemente do filme, a informação que rola nos respeitáveis sites pela internet (sim, tenho livros. tenho emprego também, ao invés de tempo. nemli), é que Loki era respeitado por Thor e Odin, e até ajudou Thor a recuperar aquele martelo dahora que ele tem, quando foi roubado. Algumas fontes falam que na verdade as brincadeiras de Loki não eram malignas ou perigosas, atribuindo a ‘fama de mal’ ao cristianismo.

E quem aí não lembrou do filme O Máscara? :D

Achei informação sobre as origens do dia da mentira aqui nesse Brasil: Circulou um periódico em Minas Gerais chamado A Mentira. Ele foi lançado em 1º de abril de 1848 e deu a notícia falsa da morte de Dom Pedro. Foi desmentido no dia seguinte, mas A Mentira durou até 14 de setembro de 1849. Encerrou o trabalho chamando os credores para acertar as contas no 1º de abril do ano seguinte em um lugar que não existia. Éé Brasil.

E não seja um chato; rola uma superstição de que quem não aceita as brincadeiras vai sofrer com má sorte! Dizem também que quem cair numa lorota de uma moça bonita pode se casar com ela (se isso é boa ou má sorte não me cabe dizer).

Dia bom pra tirar da rotina chata, com brincadeirinhas. Apóio. 

Imagem da Wikipedia: Loki com sua invenção, a rede de pesca; figura de um manuscrito islandês do século XVIII

Um comentário: